Contaminação em rio após roubo na Petrobrás

sábado, 20 de abril de 2013

Contaminação em rio após roubo na Petrobrás

Moradores da cidade de Barbacena (173 km de Belo Horizonte) estão sem água há uma semana por causa de uma tentativa de roubo de diesel que foi fracassada. Na fuga, os ladrões despejaram o combustível no rio que abastece a cidade, que foi contaminado. O caminhão que continha o diesel atolou durante a ação criminosa e os suspeitos, na tentativa de tornar o veículo mais leve, abriram o tanque.
De acordo com a prefeitura, a ação dos crimonosos ocorreu no último dia 11. Um dos suspeitos de tentar roubar o veículo que pertence à Petrobras foi detido, mas os outros ainda continuam foragidos.
A captação de água do rio das Mortes foi interrompida depois de constatada a contaminação pelo diesel e foi decretado estado de emergência na cidade. A prefeitura informou que abastece desde então os locais prioritários da cidade e as casas afetadas com caminhões-pipa.
A cidade tem 126 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e aproximadamente 80 mil moradores teriam sido afetados.

Retorno

Nesta quarta-feira (17), a prefeitura informou ter sido autorizada a captação no rio das Mortes depois que análises feitas em laboratório demostraram a potabilidade da água.
Ainda conforme o órgão, o trabalho de descontaminação "progrediu positivamente" e houve o aval para a retomada da ativação do sistema de captação de técnicos da empresa responsável pelo abastecimento do município e da secretaria de Saúde Estadual e Defesa Civil.
No entanto, segundo a nota divulgada pela administração municipal, a distribuição da água somente será normalizada, na sua integralidade, dentro de alguns dias.
O serviço de distribuição feito pelos caminhões-pipa será mantido, conforme o texto.
O SAS (Serviço de Água e Abastecimento) de Barbacena alertou sobre a possibilidade de a água apresentar, em um primeiro momento, uma "coloração" que, de acordo com a empresa, vai derivar por causa "da temporária falta de uso das tubulações e das caixas d´água sem limpeza ou manutenção".
"Qualquer problema na qualidade da água nas primeiras horas de funcionamento do sistema não terá origem na captação, cuja qualidade da água está plenamente assegurada e garantida pelos exames técnicos.", informou a nota da prefeitura.






0 comentários:

Rastrear em tempo real, a posição da Estação Espacial Internacional ISS .