Cães sentem a dor das pessoas e buscam aliviá-la

terça-feira, 24 de julho de 2012


A intuição presente em quem convive com cães de que estes animais são sensíveis e altruístas ao detectar o sofrimento das pessoas, brindando-as com conforto e aconchego, parece se confirmar por um recente estudo realizado por psicólogos da Universidade de Goldmsiths em Londres.
Os cães reagem à dor humana de maneira submissa que se ajusta a dar alívio, como se o verdadeiro treinamento biológico desta espécie fosse a empatia.
 

O experimento testou 18 cães em diferentes situações, com seus donos e estranhos, nas quais os voluntários aparentavam chorar, sussurrar, cantarolar e falar.
Os cães reiteradamente reagiram aos simulacros de pranto, aproximando-se das pessoas e buscando iniciar algum tipo de contato físico.


"O cantarolar foi desenhado para ser um comportamento relativamente novo, que poderia provocar a curiosidade dos cães.
O fato de que os cães diferenciaram entre o choro e o canto indica que sua resposta não foi meramente motivada pela curiosidade", disse a Dra Deborah Custance, coautora do estudo.


Os cães responderam ao choro de uma pessoa não obstante que não fosse seu dono, e demonstra que sua resposta foi genuinamente empática.


Há algumas semanas um outro estudo sugeria que ratos são capazes de sentir e agir dirigidos pela empatia e que esta poderia ser a emoção universal.
Por outro lado o biólogo da Universidade de Cambridge, Rupert Sheldrake, realizou numerosos experimentos que parecem mostrar que os cães têm uma capacidade telepática (não circadiana) para saber quando seus donos estão para chegar em casa


Não há dúvida que os animais domésticos, sobretudo os cães, cumprem uma admirável função serviçal, como se estivessem entre nós para expiar nossas penas.

Portanto, ame-os como eles o amam.
 
NOVO SITE DO GAIAAJF:


"Olhei para os animais abandonados no abrigo ...
os renegados da sociedade humana.
Vi em seus olhos amor e esperança,
medo e horror, tristeza e a certeza
de terem sido traídos!"
autor desconhecido

”Por que é que o sofrimento dos animais me comove tanto?
Porque fazem parte da mesma comunidade a que pertenço, da mesma forma que meus próprios semelhantes.”
 Émile Zola

"O justo olha pela vida dos seus animais." 
(Provérbios 12:10)

VISITE TAMBÉM OS SITES:  


•°'" RESPEITAR os animais é DEVER de todos ... AMÁ-LOS é um PRIVILÉGIO de poucos !!! •°'"
 ... adote, ajude, divulgue !!!

0 comentários:

Rastrear em tempo real, a posição da Estação Espacial Internacional ISS .